CLP DVP12-SE pode ser configurado para trocar dados ente outros CLP’s via Ethernet (Modbus TCP/IP) usando o SW DCISoft, que é uma ferramenta de configuração integrada de módulos de rede Delta, baseada no sistema Windows. A figura abaixo mostra a arquitetura.
Funções Ethernet mestre-escravo do CLP DVP12-SE:
Siga os passos abaixo para configurar o DVP12-SE para “Data Exchange”
1. Parâmetros de comunicação:
Inicie o DCISoft no PC e clique em “Communication Setting” no menu “Tools”.
Quando o DCISoft for aberto como mostrado acima, clique no ícone “Communication Settings” no menu “Tools”, conforme mostrado abaixo. Defina o tipo de comunicação e o parâmetro de comunicação que você preferir usar no PC para conectar o DCISoft com o CLP DVP12-SE.
2. “Auto Search”
Após configurar o tipo e os parâmetros de comunicação pressione o botão “Auto Search” para procurar pelo DVP12-SE na configuração do DCISoft.
3. Visão geral da instalação:
Após o passo acima, a interface abaixo aparecerá. Clique duas vezes no ícone do módulo DVP12-SE contido na interface abaixo para entrar na página de visão geral da configuração.
4. Visão geral:
Após o passo anterior, aparecerá a interface abaixo que contém várias abas na barra de ferramentas. A primeira, é a visão geral que mostra o status básico atual do módulo CLP DVP12-SE.
5. Configuração básica:
Pressione a guia básica, aparecerá a interface abaixo para configurar o parâmetro de rede.
5.1 “Module Name”: pode haver muitos DVP12-SE na rede. Assim, você pode configurar um nome para cada módulo e identificar o módulo quando precisar usá-los.
5.2 “Network setup”: no campo de configuração de IP, você pode ativar DHCP (DHCP: é atualizado automaticamente pelo servidor. Tem que haver um servidor na LAN) ou IP estático. (IP estático: é predefinido ou modificado manualmente pelo usuário). Se você escolher IP estático, modificar manualmente o endereço IP, máscara de rede e o gateway IP.
6. “Data Exchange”
Clique na guia “Data Exchange”, aparecerá a interface abaixo. “Data Exchange” é usado para configurar a troca de dados entre os CLP’s, via rede. Um mestre Delta Ethernet pode ler/escrever dados de/para um escravo. Se um dispositivo que não é um CLP Delta é conectado, os usuários podem usar o endereço MODBUS hexadecimal de quatro dígitos do dispositivo para troca de dados.
6.1 “Enable Data Exchange”: Usuários podem ativar ou desativar uma troca de dados. Após “Data Exchange” ser ativada, os dados serão trocados.
6.2 “Enable Condition: no campo “Enable Condition”, você pode selecionar “Always Enable”, “Program Control” ou “PLC Run”. Se “Always Enable” for selecionado, o DVP12-SE executará a troca de dados continuamente até que a configuração no DCISoft seja alterada.
Se “Program Control” for selecionado, o DVP12-SE executará a troca de dados de acordo com a configuração do programa.
Se “PLC Run” estiver selecionado, o DVP12-SE executará a troca de dados quando a chave do modo de execução do DVP12-SE estiver no modo “Run”.
6.3 “Slave ID”, “IP Address” e “Enable” (“Station Address”-“IP Address”): você deve digitar o endereço IP dos escravos. Por exemplo, se o endereço IP de um escravo for 192.168.0.1 e o número da estação do escravo for 1, você pode digitar 1 na primeira célula “ID Slave”, selecionar a caixa da primeira célula “Enable” e digitar o primeiro endereço IP na célula “IP Adress”. Você pode habilitar e incluir os endereços IP dos outros CLP’s escravos.
6.4 “Master Device”, “Slave Device”, e “Quantity”: abaixo está uma breve informação sobre a função de “Master Device”, “Slave Device”, e “Quantity” na caixa de diálogo “Data Exchange”do DCISoft.
Na célula “Master Device” e “Slave Device”, se os dispositivos escravos forem um CLP Delta, insira o registro D inicial que você usará para troca de dados.
Se o escravo for um dispositivo de terceiros (não um CLP Delta), insira um endereço MODBUS hexadecimal de quatro dígitos que o dispositivo usará para troca de dados. Veja abaixo o significado dos sinais das setas nas colunas do dispositivo mestre e do dispositivo escravo na página de troca de dados no DCISoft.
Leitura (←): Registro inicial de recepção em um mestre ← Registro de transmissão inicial em um escravo
Escrevendo (→): Registro inicial de transmissão em um mestre → Registro inicial de recepção em um escravo
6.5 “Quantity”: uma estação escrava pode enviar e receber simultaneamente no máximo 100. Veja a explicação abaixo sobre como funciona o campo Quantity de troca de dados.
Veja a explicação abaixo sobre como funciona o campo “Quantity”, de troca de dados.
A partir da figura acima, com a quantidade especificada como 100, veja a explicação abaixo o que os registros D especificados fazem.
escrevendo dados do lado escravo e recebendo dados no lado mestre (←)
Olhando para a primeira linha da coluna “Master Device” e “Slave Device”, conforme mostra a figura acima, o mestre usará o registro D; D0, D1 ………. até D99 (é possível 100 dados de bases diferentes sobre os “100” especificados em “Quantity” no DCISoft) para receber os dados escritos por D99, D100 … … para D199 do escravo simultaneamente. (é possível 100 dados de bases diferentes sobre os “100” especificados em “Quantity” no DCISoft).
escrevendo dados do lado mestre e recebendo dados no lado escravo (→)
Olhando para a segunda linha das colunas “Master Device” e “Slave Device”, conforme figura acima, o mestre pode escrever dados no registro D escravo usando D200, D201 … até D300 e o escravo pode ler esses dados usando D300, D301 … D400.
A partir da configuração acima, pode-se enviar e receber até 100 dados diferentes, habilitando a troca de dados e especificando uma quantidade de 100
7. Reconstrução:
Para salvar sua configuração na área de trabalho do computador de mesa ou dispositivo USB, pressione o botão “New”, como mostra acima e salve o arquivo DCISoft.
Exemplo
Assista ao vídeo abaixo para ver como enviar e receber dados entre dois DVP12-SE usando a configuração que explicada anteriormente. Foi usado um CLP DVP12-SE como mestre e o outro CLP DVP12-SE como escravo para troca de dados
Material baseado no blog Tips & Tricks da Delta Automation
Onde encontrar produtos Delta?
No Brasil, a RS Automação foi a primeira distribuidora autorizada no Sul do país. A empresa fornece consultores para atender demandas em todo território Nacional.