Fontes de alimentação: como garantir a melhor escolha

FONTES DE ALIMENTAÇÃO:
COMO GARANTIR A MELHOR ESCOLHA

As fontes de alimentação fornecem energia para outros equipamentos nas tensões e correntes necessárias, protegem-se em casos de curto-circuitos e garantem uma operação contínua dentro dos limites de temperatura operacional do ambiente, independente das variações de tensão da rede da concessionária de energia.

É importante estar atento a elementos que preenchem recursos necessários em aplicações industriais gerais, sem comprometer a qualidade e a confiabilidade. A utilização de ferramentas altamente produtivas proporciona que tempo e criação caminhem juntos gerando melhores resultados.

Por isso, listamos alguns fatores que devem ser analisados para a escolha de fontes de alimentação.

A eficiência de uma fonte está relacionada com o percentual entre a energia entregue para a carga e a energia consumida. Quanto mais próximo de 100% maior a eficiência e menor o desperdício. A parcela de energia não transferida para a carga, além de elevar o custo da conta de luz, é transformada em calor dentro da fonte e distribuída entre equipamentos próximos, causando stress térmico e redução da vida útil.

O Custo Benefício nem sempre a fonte que apresenta menor valor é a melhor solução para sua aplicação. É necessário avaliar outros custos não visíveis, como:

A) O desgaste envolvido na substituição de uma fonte instalada no cliente;

B) A linha de produção ou máquina complexa parada em função de falha numa simples fonte de alimentação.

Considere a qualidade de uma fonte a partir da garantia, faixa de temperatura, MTBF, gabinetes, “conformal coating” e certificações ambientais.

A) Garantia estendida: o fornecedor que oferece garantia estendida acredita na qualidade do seu produto;

B) Faixa de temperatura: analise qual a faixa de temperatura que a fonte fornece 100% da potência nominal. Fontes inferiores começam a degradar a potência de saída já acima dos 40°C;

C) Valores de MTBF: os equipamentos com o maior MTBF são os de maior confiabilidade;

D) Qualidade dos gabinetes: verifique se os materiais utilizados não oxidam; fontes de baixo custo não têm gabinetes fechados, sendo assim, prefira àquelas que possuem a menor área aberta: se por um lado as aberturas auxiliam na ventilação, por outro podem permitir a entrada de materiais externos (porcas, parafusos, ferramentas, etc) causadores de curto circuitos e até mesmo incêndios;

E) “Conformal Coating”: certifique-se que as fontes tenham suas placas eletrônicas revestidas pelo processo “conformal coating”: película flexível e transparente que protege os componentes contra, poeira, umidade e gases
agressivos e corrosivos.

F) Certificação Ambiental: fique atento às questões de sustentabilidade. O fabricante que possui certificações ambientais, como RoHS ou equivalentes, está contribuindo com o meio ambiente.

 

Precisando de fontes de alimentação? Aproveite e ganhe 5% de desconto* na primeira compra de fontes de alimentação Delta. CLIQUE AQUI e garanta sua fonte.

*Oferta válida apenas para novos clientes.