CLP – Função de autoajuste PID para controle de temperatura

Os usuários podem não estar familiarizados com um novo ambiente de temperatura. Neste caso, é aconselhável usar a funcionalidade de auto-ajuste PID para melhorar as configurações de parâmetros PID. Para fazer isso, é sugerida a seleção de ajuste automático (S3 + 4 = K3) para um ajuste inicial. Após a conclusão da sintonização inicial, a instrução modificará automaticamente o modo de controle para o modo exclusivamente da temperatura ajustada (S3 + 4 = K4). Neste exemplo, o ambiente de controle é um forno de aquecimento.

Veja abaixo o programa (imagem1-autoajuste PID):

imagem1-auto-ajuste PID

Resultados do autoajuste inicial:

imagem2-auto-ajuste PID

imagem3-auto-ajuste PID

Resultados do uso de parâmetros ajustados gerados pela função de autoajuste inicial:

imagem4-auto-ajuste PID

A partir da figura acima, podemos ver que o controle de temperatura após o autoajuste está funcionando bem e gastou apenas aproximadamente 20 minutos para o controle. Em seguida, modificamos a temperatura alvo de 80 ° C a 100 ° C e obtemos o resultado abaixo:

imagem5-auto-ajuste PID

A partir do resultado acima, podemos ver que quando o parâmetro é de 100 ° C, o controle de temperatura funciona bem e custa apenas 20 minutos, o mesmo que em 80 ° C.

Material baseado no blog Tips & Tricks da Delta Automation.

 

Onde encontrar produtos Delta?

No Brasil, a RS Automação foi a primeira distribuidora autorizada no Sul do país. A empresa fornece consultores para atender demandas em todo território Nacional.

Quer saber mais sobre os produtos Delta? Clique no banner abaixo e faça download do catálogo com a linha completa.

Banner Delta