3 TECNOLOGIAS AVANÇADAS PARA INDÚSTRIA QUE ESTÃO TRANSFORMANDO O MERCADO

5/5

Diversas tecnologias avançadas para indústria estão sendo criadas e aprimoradas. A automação está cada vez mais avançada e os rôbos estão cada vez mais presentes, realizando atividades desempenhadas por humanos, isso é algo atual, não algo do futuro.


Para manter uma empresa competitiva nesse cenário, é importante estar por dentro do que há de mais novo em tecnologia industrial. Escolhemos 3 tecnologias que são essenciais e trouxemos uma breve explicação sobre cada uma delas.

Softwares Industriais

Para que as máquinas, sensores, robôs e computadores estejam conectados e interagindo entre si e com seres humanos, é necessário também um programa que processe todas essas informações e as coloque em ligação, o software industrial. Eles são programas que ajudam na coleta, manipulação e avaliação dos dados em escala industrial. O software industrial permite que todas as máquinas possam levar os dados para um único sistema integrado. Ele deixa a produção mais ágil, eficiente, barata e segura. Você pode acessar o programa e receber qualquer informação sobre a empresa, a qualquer hora, em tempo real. Um software industrial pode fazer análises de produtividade das máquinas, funcionários, equipamentos e centros de trabalho, medir recursos, gastos, rejeitos gerados, etc. Com essa quantidade de dados em mãos, a empresa tem boas informações para desenvolver estratégias, reduzir custos e melhorar a produção. Além disso, o software pode prever problemas e permitir que você interfira antes que eles ocorram, evitando prejuízos, atrasos e acidentes. A confiabilidade dos dados gerados também é maior, pois há menos chances de erro do que na medição e transcrição manual. Como os relatórios e dados são virtuais e estão na rede da empresa, há menor risco de fraude, roubo, perda e destruição de informações.

Big Data

O Big Data é o grande volume de dados a ser coletado, processado e analisado. É com base nesses dados que que a Internet das Coisas, robôs, inteligência artificial, softwares, enfim, todas essas tecnologias avançadas para a indústria citadas aqui exercem suas funções. A quantidade de dados gerada em uma indústria é gigantesca. Pense quantos dados uma turbina de avião, a produção de um carro, ou mesmo a atividade um único robô em uma tarefa específica podem gerar. Esse grande volume de dados possui um valor muito alto quando reunido e analisado. Através do Big Data, você pode ter acesso a uma quantidade muito grande de dados sobre máquinas, robôs, operadores, transações comerciais, vendas e transformar tudo isso em informações valiosas. Todos esses dados podem ter implicações diretas no gerenciamento da empresa, nas tomadas de decisões e no funcionamento do setor.

Manufatura Avançada

A Manufatura Avançada é a combinação da automação industrial com os avanços dos sistemas de computação, informação e conectividade aplicados à manufatura. A transformação de fábricas em “fábricas inteligentes” é uma das consequências da Manufatura Avançada, o que permite que dados sejam enviados e coletados em tempo real. Equipamentos em diferentes setores podem trocar informações quanto à velocidade da produção, estoques e compras, por exemplo. Além de máquinas, células e linhas de produção inteligentes orientadas para produção, a filosofia envolve a implementação de sistemas para a vida prolongada e o uso ideal de instalações de produção. Tudo por meio de estratégias eficientes de monitoramento, manutenção e reparo. O resultado da aplicação de toda essa tecnologia à manufatura é muito impactante. A produção se torna mais flexível, pode ser gerenciada à distância e fica integrada com todos os outros setores. A manufatura se torna mais competitiva, com redução de custos, aumento da produtividade e da qualidade do produto.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn